Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Cartilha - Brasileiros no Exterior

Vocês já ouviram falar na Cartilha Brasileiras e Brasileiros no Exterior - Informações Úteis? Ela começou a ser elaborada pelo governo federal no final de 2006 e foi publicada em janeiro de 2008. Vale a pena fazer o download embora alguns dados já estejam desatualizados porque é uma fonte oficial para esclarecer muitas dúvidas dos imigrantes.

A cartilha traz informações sobre o que podemos e/ou devemos fazer no exterior (e, também, antes de sair do País ou de retornar definitivamente). Além disso, explica melhor como a embaixada brasileira pode nos ajudar em diversas situações!

Segundo a cartilha, quatro milhões de brasileiros foram para o exterior, "sendo a maioria composta por trabalhadoras e trabalhadores que deixaram o País em busca de melhores oportunidades de emprego e renda". Veja bem, 4 milhões em 2008 e já se passaram 4 anos... será que este número continua o mesmo? E será que a principal razão de deixar o País continua sendo esta? Ou já virou questão de segurança pública? :o

Acho que tem bastante gente considerando esta opção. De repente, a mídia começou a fazer muita propaganda dos executivos brasileiros que estão voltando do exterior, sem contar que começaram a pipocar várias matérias (se é que se pode chamar de matéria) sobre brasileiros que foram parar no exterior completamente iludidos e hoje levam um vida "muito pior" do que levavam aqui... sabe o tipo de coisa que não cheira bem? Acho que tem gente preocupada demais com tanto brasileiro desiludido, querendo ir embora daqui. E outra coisa, pelos blogs que acompanho, não vejo um perfil de gente iludida e alienada, mas de gente muito bem informada, que sabe direitinho o que quer. Mas isso é assunto pra outro post.

Mas não são apenas os brasileiros que migram não. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente existem cerca de 200 milhões de migrantes no mundo! Nossa, de repente não estou mais me sentindo tão sozinha!!! (rsrs) Quanta gente inquieta, quanta gente buscando algo mais...

Lembrei de uma frase que vi hoje na academia: 

"Desistir? eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério. É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas"
Cora Coralina

Mas antes que eu comece a viajar, vou encerrar dizendo que tem muito ali para ser lido com calma. Eu não conhecia este guia, sabia de algumas informações por ouvir falar (como o direito de trazer a sua mudança depois de morar 12 meses fora do país, por exemplo), mas dei uma "bisolhada" e parece que tem muitas outras dicas informações. Se der preguiça de ler, vale guardar como um guia de bolso, caso algum dia venha a precisar.

ps: fiz uma busca pra ver se tinham atualizado a versão, mas continua a mesma. Agora dá pra ler diretamente no site (bom pra quem usa o bookmark), mas não é tão bonitinho... :P

Bisous!


2 comentários:

  1. Dea querida. Gostei mais do seu doce. Não engoli essa cartilha. Fiz um post em "homenagem" à ela (of course com link para voce).

    Muitos beijos da Dupla ainda com indigestão.....

    ResponderExcluir
  2. Oi Dupla!

    Eu também acho ridícula a tentativa de dissuadir os brasileiros da ideia de morar no exterior, mas acabei dando risada dos comentários e pulei tudo o que tinha balaozinho. Não tem muito jeito, precisamos filtrar tudo isso e caçar somente a informação que interessa. A mídia e a política daqui já nem me afetam mais. Nem comento. Sou uma jornalista às avessas. (Aliás, por isso o nome frozenbird, nada daqui me revolta, pelo contrário, não quero nem saber!).

    É tipo programa do Gugu que vai "resgatar" os infelizes que não conseguem voltar para a "própria terra amada", o Brasil! Fala sério, né?! E tem parente que ainda me olha com superioridade quando vê uma porcaria dessas. Ou quando lê uma matéria na Veja, que eles acham que é muito melhor. Juro que eu nem converso mais. Cada um sabe de si.

    Mas como eu dizia, fora isso, a cartilha traz informações importantes... qdo tiver tempo, vou ler com calma pra ver o que dá pra pescar. Poderia ser melhor? Sem dúvida. Mas é o que temos.

    No mais, prometo que posto outro docinho por aqui... ;)
    Beijão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...