Páginas

sábado, 21 de abril de 2012

Francisation en ligne!

Já faz algum tempo que comecei a Francisation en Ligne (Fel), oferecida pelo governo, e estava esperando terminar um bloco pra escrever um post aqui. Acontece que eu tô demorando muito e talvez valha a pena trocar algumas informações pra ajudar quem está querendo usar... lá vai:

 Tudo começa com o recebimento do CSQ, só assim você passa a ter “direito” ao curso. Ele pode ser feito lá no QC ou online mesmo. Pra fazer “en ligne”, tem uma carência de 2 meses a partir da data de emissão do CSQ (eles parecem meio desorganizados com relação a isso, acho que vale a pena tentar antes!).

 Depois, é só acessar o site, com o número do CSQ em mãos, e fazer uma "demande d'admission". Importante: leve em consideração o teste dos requisitos básicos do seu computador, porque eu tentei  em 2 macs diferentes e não rolou (não sei se é regra, mas, mesmo fazendo as atualizações que o sistema pedia, não deu certo). Hoje eu faço o curso num PC fazer o quê?!

 Só sei que, como perdi muito tempo com isso, um dia acordei decidida a resolver a parada! Fiz o "Test de Classement" em 15 minutos (afobada, deveria ter aproveitado os 33 min. que a gente tem direito) e caí no nível 6, ou BLOCO 3 vai entender!. Engraçado, quando fiz a entrevista para o CSQ, o Sr. Leblanc disse que o curso era muito básico pra mim, já que estudei no Quebec por 6 meses. Mas, eu fui teimosa  fiz o teste mesmo assim e tá me acrescentando bastante, principalmente vocabulário e informação cultural! Dá vontade de acessar todos os blocos, mesmo os anteriores ao meu!

 Pelo que entendi, a ideia é a seguinte: se o seu nível for iniciante (1 ao 4) ou avançado (8 ao 12) o curso não é pra você... (viu? caí no meio, certinho!). Eu fiquei tão feliz em poder fazer o curso, que já fui logo me registrando! Só que quando tive de escolher entre as modalidades do curso - “standard” ou “autoformation” -, não sabia o que eram e perdi as interações com outros alunos e com o professor!!! O pior é que mandei um email pra trocar e eles acharam que eu queria me registrar, e ainda ficaram dizendo que não tem vaga agora. Só que eu já to fazendo o curso há 3 meses!!!

 Independentemente da escolha, só pra se ter uma ideia, cada bloco tem 4 módulos e são 7 atividades por módulo, com uma previsão de cerca de 2 horas para concluir cada atividade (eu acho um exagero, sempre concluo em 1h, mas tudo bem). Cada módulo trata de um tema para o imigrante, sempre com o objetivo de facilitar a integração. Mesmo já tendo morado em Montreal, é interessante porque as aulas trazem curiosidades sobre habitação, educação, emprego, lazer etc. E o melhor, cada módulo traz textos e áudio, pra acostumar o ouvido também. Um exemplo legal de exercício é um que mostra a diferença da pronúncia na França e no Quebec (é tipo a paulista e a carioca).

 Eu faço aula com caderno, dicionário e Becherelle do lado, mas talvez eu seja mto nerd. Mas é tranquilo, sem cobrança. Já quem faz aula com professor, tem de cumprir prazos, acompanhar classes virtuais a cada módulo e enviar trabalhos escritos. Ah! E eles pedem, no mínimo, 6 horas semanais. Ouvi dizer até que não se pode passar mais de 10 dias sem acessar a plataforma, sob risco de perder o acesso (será?!?). 

Em resumo, vale muito a pena, principalmente pra quem ainda tá no comecinho do processo e tem muita espera pela frente. Mas é preciso levar a sério! O que acontece é que muita gente acaba se desiludindo com a demora do consulado e resolve arrastar o curso também. Como eu, por exemplo! Agora, já pensou se a fila começa a andar sem parar e chega o combo antes mesmo de você acabar o curso? ;) Ahhh...C'est beau de rêver!

Pra encerrar, se algum leitor que participa do Fel puder contribuir com este post, ficaram 3 dúvidas:

1) O curso pode ser realizado em um Mac?
2) Dá pra trocar de autoformation para standard (ou vice-versa)?
3) É possível acessar blocos anteriores ao seu?

 A passarinha agradece!

5 comentários:

  1. Olá, Dea!
    Coincidência ou não, exatamente hoje tentei fazer minha inscrição na FEL (finalmente!), mas não a concluí pois fiquei na dúvida entre o Autoformation ou Standard. Acabei esbarrando no seu post aqui e agora apelo pra você me dar um help: qual das duas escolher?!
    Merci beaucoup!
    Bisous
    Nilian

    ResponderExcluir
  2. Oi Nilian! Olha, eu recomendo a formação standard, que é mais completa. Você aproveita pra conversar com outros estudantes do seu nível e pode ter seus textos e sua pronúncia corrigidos! (Isto além de ter acesso aos mesmos exercícios que faço no módulo autoformation!)

    É basicamente assim:

    STANDARD
    · des exercices en autoformation
    · des productions écrites et orales à envoyer à son tuteur qui corrige vos travaux
    · 2 ou 3 forums
    · 5 classes virtuelles
    · Évaluation par le tuteur à la fin du bloc

    AUTOFORMATION
    · des exercices en autoformation
    · des évaluatives automatisées à la fin du bloc

    Claro que se você não tiver muito tempo, no autoformation vc pode ir sguindo o seu ritmo. Mas se quiser aprender mesmo, vale a pena interagir com o professor! tá lá pra gente,né? bobeira não aproveitar! ;)

    ResponderExcluir
  3. Fui responder pra vc, Nilian, e pra não falar besteira, entrei no FAQ da francisação pra checar. E não é que encontrei a resposta para algumas das minhas questões? Merci Beaucoup!!! =D

    Bom, aparentemente, é possível, sim, mudar de opção de curso. Basta enviar um e-mail para felregistraire@micc.gouv.qc.ca
    Como eu tentei e não tive resposta, eu sugiro começar no standard e trocar depois, caso não queira mais entregar os trabalhinhos extras ;)

    Bisous! Bonne chance!

    ResponderExcluir
  4. Ei, Dea! Poxa...Brigadão pelas dicas sobre a FEL.
    Eu ainda não decidi, menina!
    Faço um cursinho e tenho também uma professora particular. Se eu iniciar o Standard, provavelmente terei que cancelar uma das aulas, pois infelizmente não terei tempo hábil para levar os três juntos. Mas, como meu rendimento não está tão bom assim e o Francês que aprendo aqui em Juiz de Fora é puro e siplesmente da França, estou inclinada em encarar o Standard mesmo. Preciso "conhecer" melhor o bendito Francês Quebecois.
    Mais uma vez, valeu pelas dicas preciosas.
    Abração
    Nilian

    ResponderExcluir
  5. Oi Nilian! Fico feliz em ter ajudado! No autoformation dá pra treinar o ouvido, porque são varios sotaques quebecoises... =D Mas o standard deve ser legal para treinar a escrita e a pronúncia também... depois vc me conta!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...