Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Pra terminar o processo no Canadá

Muita gente resolveu terminar o processo no Canadá por isso vou aproveitar a pergunta da Aline pra passar as informações que eu descobri morando lá.


O Visto:
Pra chegar antes, existem três opções:
1) visto de turismo: pode dizer que está no processo, que vai só passear e que TEM VÍNCULOS aqui pra voltar (trabalho, estudos, etc). *frozendica: recomendo o visto de turismo de múltiplas entradas porque, se o processo atrasar, vc poder ir várias vezes até ele acabar). O visto de uma entrada permite a visita aos EUA, que possui acordo com o Canadá (desde que você tenha visto, claro).

2) visto de estudos menos de 6 meses: pode dizer que está no processo e que quer se atualizar para o mercado de trabalho ou que quer estudar os idiomas pra quando o visto sair. É importante mostrar que vc TEM FUNDOS pra se manter. Isso inclui o dinheiro para pagar o curso e a despesa mensal (recomendo um mínimo de 1000 dolares por mês se for sozinho/a e alugar um quarto. Se for alugar um apartamento, uns 1500 dólares). *frozendica: se você tiver o visto para os Estados Unidos, pode prorrogar a sua estada com apenas uma visita ao país vizinho*, basta explicar a situação ao oficial. Você também pode prorrogar no Canadá, via online, mudando o status pra visitante.

3) visto de estudos: esta é a melhor forma na minha opinião, dependendo do tempo que você ainda precisa esperar. Com ele e com o CSQ dá até pra iniciar a francisação. Se fizer um curso que ofereça internship, você ainda tem a chance de trabalhar e depois continuar no país com um visto de trabalho. Os inconvenientes são os exames médicos obrigatórios e o CAQ que deve ser solicitado, caso o destino seja o Quebec. *frozendica: quem ainda não começou o processo, pode escolher um curso com mais de 1800 horas e depois optar pela modalidade de imigração de quem estuda/trabalha no país.

*Observação importante: Se for aos EUA e o oficial da fronteira carimbar o seu passaporte sem anotar nenhuma data embaixo, você tem mais 6 meses dentro do Canadá. Se ele anotar, obviamente, vc tem até a data que ele anotou. Mas lembre-se, isso permite que você fique no país, você só pode ir aos EUA e voltar, enquanto seu visto canadense tiver validade. Depois que ele expirar, se você sair não vai mais poder voltar.

*Observação MAIS importante AINDA: Só peça os vistos acima se for realmente fazer o que está declarando. Eu não quero encorajar nenhuma prática irregular, pelo contrário, incentivo todo mundo a fazer tudo certinho, porque afinal de contas é por isso que a gente escolheu o Canadá, não é verdade? Também não garanto que vá dar tudo certo, cada caso é um caso, estou simplesmente colocando aqui as minhas experiências e as de amigos que resolveram esperar o processo por lá.

Antecedentes Criminais: 
Pra quem vai ficar mais de 6 meses, é bem importante alterar o endereço para o canadense, eu não fiz isso e quando chegou a hora de pedir os antecedentes de lá, eles pediram por Ottawa, que leva mais tempo. Quem fez a alteração, recebeu instruções para pedir a análise no Canadá, com um sistema de verificação de digitais, que leva de 1 a 3 semanas. *frozendica: dá pra adiantar esse pedido no finalzinho do processo, mas não se esqueça de que há validade de um ano.


Exames médicos
Existem várias clínicas para fazer o exame em Montreal (não sei como funciona em outras cidades, mas acho que não faltam médicos credenciados). Você pode conferir a lista completa na sua província aqui. O preço varia de clínica pra clínica, vale checar as recomendações nas comunidades. *frozendica: já posso adiantar que o pessoal de 2012 teve problemas com a clínica na St. Catherine Ouest e na Luso. Demoraram várias semanas para enviar os exames e se "equivocaram" sobre a data de envio. 

Envio do passaporte::
Para enviar o passaporte para o consulado no Brasil, basta abrir uma conta no site do Fedex Canada e enviar os dados da sua conta pra Maura por email. Simples assim. Ela envia de volta.

Abraços e boa sorte!

7 comentários:

  1. A frozendica foi realmente muito simpática ! Poderia até ter uma aba nova no site só de frozendicas !!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito interessante esse post! Nada como a experiência! Na época do nosso federal até cogitamos esperar no Canadá, mas acabamos desistindo, talvez até por falta de informação mesmo... Ótima ajuda e com dicas bem claras, parabéns! Abraço, Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Obrigada... às vezes a gente nem percebe que tem informações valiosas. A gente aprende e guarda. É que comecei a receber comentários sobre o tema, então resolvi compartilhar... espero que ajude quem tiver no mesmo barco!
      Um abraço!! =)

      Excluir
  3. Ótimo post Dea!!!!

    Muito útil :D

    E eu continuo no aguardo do consulado, acho q logo logo estarei com Boas Notícias.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Dea!
    Gostamos muitíssimo do seu blog e enviamos muito energia de sucesso para você! Continue tendo muito fé, acredite agora que já está com os vistos de residente permanente em mãos desde já e sempre! Tudo já deu certo! Muito sucesso mesmo!
    Abração,
    Jonas e Dimitri

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...