Páginas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Novas regras para imigração

Pra quem não viu, já foram publicadas as propostas de mudança para o processo de imigração no âmbito federal. As novas regras, a meu ver, não têm a intenção de "fechar as portas", mas de ajudar os candidatos a se estabelecerem logo que cheguem ao Canadá.

É fato que muita gente chega no país acreditando em conto de fadas. O que não é de se admirar, levando em conta a campanha de marketing fortíssima que eles fazem nos seminários aqui no Brasil. Principalmente o escritório de Quebec, com aquela clássica "Você tem um lugar no Quebec". Você tem sim, mas tem de merecê-lo. Sem ilusões, é cada um no seu papel, eles vendem a ideia e compra quem quer.

 Sinceramente, eu acredito que o Canadá tenha, sim, muito espaço para o imigrante, mas ele não está lá esperando e quem chegar primeiro leva. Ele está lá para ser CONQUISTADO. Isto inclui:

 - aprender bem a língua (inglês, francês ou as duas, dependendo da província), e continuar aprendendo até o resto da vida;

 - aprender as regras do networking canadense e começar a fazê-lo "desde ontem"!

 - conseguir uma experiência de trabalho canadense, que pode não ser na sua área, que pode até ser fruto de trabalho voluntário;

 - recomeçar seu percurso profissional com humildade (existem exceções, mas isso acontece na maioria dos casos)

 - adaptar tudo o que vc conquistou até hoje para a realidade canadense, e aqui me refiro desde a tradução de documentos até a equivalência de diplomas, entre outros.

 - criar novos vínculos, que serão de grande apoio emocional nos momentos de solidão.

 - esforçar-se para manter esses vínculos, e não apenas procurá-los na hora do aperto.

 - superar os preconceitos e a necessidade de "se dar bem", que já estão praticamente incutidos na nossa cultura.

 - estar aberto ao novo, oferecendo tempo ao tempo, ao invés de fazer julgamentos logo de cara e se apoiar neles pra dizer que um lugar é melhor do que o outro, antes mesmo de ter experiências suficientes para fazer esta análise PESSOAL.


Pra quem já refletiu sobre isso e ainda está disposto a imigrar, seguem as sugestões de mudança:


  - Making language the most important selection factor by establishing new minimum official language thresholds and increasing points for language; 

 - Increasing the emphasis on younger immigrants, who are more likely to acquire valuable Canadian experience and remain in the workforce longer; 

 - Increasing points for Canadian work experience and reducing points for foreign work experience; 

 - Simplifying the arranged employment process to prevent fraud and abuse yet enable employers to staff positions quickly; and 

 - Awarding points for spousal language ability and Canadian experience. 

 Another proposed change is the introduction of the Educational Credential Assessment – a mandatory requirement that FSWP applicants have their education abroad assessed against Canadian education standards by designated organizations. CIC will then award points according to how an applicant’s foreign educational credential compares to a completed educational credential in Canada. It does not necessarily guarantee that they would become licensed to practice in a regulated occupation.


Em resumo, eles querem favorecer quem já fala o idioma, é jovem, tem experiência de trabalho internacional, tem oferta de emprego e/ou tem apoio do marido. Claro que cada item conta pontos e você não precisa ter todas essas características. A gente não pode dizer que estão sendo injustos, afinal, o resultado desse esforço é bom para ambas as partes, não é mesmo?!

Essas mudanças devem ser aprovadas até o final de 2012, para serem aplicadas a partir de janeiro de 2013. No momento, o processo federal está em fase de reestruturação e não está recebendo novas demandas (a não ser em casos específicos).

Não se esqueçam de que estou falando aqui do processo FSW, ou seja do processo federal e não do específico para a província do Quebec. Quem quiser ler a matéria, está aqui.

Pra manter o otimismo, segue uma frase excelente que ouvi ontem num seminário, acho que é do Renato Russo:

"Quem ACREDITA sempre alcança". E não quem espera...

Au revoir!


Um comentário:

  1. Ola,
    temos um site (divulgacao GRATUITA de servicos, anuncios, eventos) dedicado a comunidade brasileira em Montreal, mantido atraves de trabalho voluntario.
    temos uma pagina dedicada a blogs sobre imigracao e temas relacionados.
    gostariamos de convida-lo a incluir o seu blog na nossa pagina de LINKS:
    http://www.guiabrasil.ca/links.php
    basta enviar as informacoes para o nosso email de contato: guiabrasil.montreal@gmail.com
    obrigado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...