Páginas

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Enquanto Espero #9


O blog ficou um pouco abandonado esta semana, mas como é quarta-feira e eu me propus a fazer esta blogagem coletiva, cá estou...

Hoje não tenho vários tópicos a abordar, vou tratar apenas de um, bastante polêmico, que é a minha opinião pessoal sobre abrir ou não a conta no HSBC.

Eu fiz isso 3 vezes antes e tive problemas as 3 vezes. Mesmo assim, acredito que é a melhor opção. Pelo menos para transferir o dinheiro pelo global view. Depois, chegando lá, cada um escolhe o banco que quiser. O meu vai ser o scotiabank, que muita gente fala bem e que oferece o scene card (com milhas para o cinema)

Mas voltando ao HSBC, acho que essa é uma boa sugestão para ser feita com calma, de preferência durante essa espera interminável... veja as vantagens, desvantagens e resumo da ópera!


VANTAGENS

- Segurança
Além de ser um banco forte e internacional, nem preciso dizer que é mais seguro do que levar dinheiro em espécie, além de não ter a taxa de conversão do traveller check ou a tarifa do cartão do banco cotação.

- Rendimento
Você pode deixar o dinheiro aplicado aqui no Brasil (rende mais) e transferir conforme a necessidade. Mas lembre-se de que há um valor máximo por mês. De qualquer forma, ele possibilita saques emergencias em valor alto (se não me engano, 3 mil reais) e saques diários direto da sua conta no Brasil (mas tem o limite de US$500,00 e/ou da atm);

- Comodidade
Você pode ter uma conta premier em qualquer lugar do mundo e, assim, usufruir de algumas comodidades. E como muitos outros cartões, oferece seguro viagem se você usar o cartão na compra da passagem e seguro para o carro quando alugar fora do País;

- Transferência entre contas
Se vai continuar movimentando a sua conta no Brasil, fazendo ou recebendo pagamentos, a ferramenta global view é muito útil, pois permite a rápida visualização de suas contas HSBC premier e a transferência de valores sem as taxas altíssimas de remessas para o exterior que os demais bancos cobram.  


DESVANTAGENS:

- Precisa ter grana (ou um amigo que tenha)
 Para abrir a conta premier (que é a que você precisa para operar o globalview e realizar saques de lá sem pagar tarifas) você vai precisar ter uma boa grana* ou abrir a conta com alguém que se encaixe na categoria premier**. 

* A quantidade necessária para a aplicação no Brasil, segundo a minha última atualização, é de R$ 50 mil. Esses valores já variaram bastante segundo informações de gerentes diferentes (não acredito que este número varie de agência para agência, acho apenas que são mal informados mesmo, é bom confirmar). Outra opção é fazer um depósito mensal de 7 mil reais.

** Se você não tiver essa grana ou esse salário, você pode abrir a conta conjunta com alguém que os tenha e, quando chegar no Canadá, abrir uma conta premier no seu nome. Vale lembrar que quem tem uma categoria dessas "bacanas" em outro banco ou uma profissão em que a expectativa salarial seja equivalente, também pode abrir a conta com você. E é aqui que está o pulo do gato. 


- Instabilidade
Você saca o dinheiro lá, com a cotação do dia, se não for um bom dia, você dança na conversão.

- Tarifas
Essa é rapidinha, se os seus 50 mil acabarem, a tarifa é bem salgada, mais de R$50,00 por mês.


- Tratamento
Na hora de abrir a conta, o tratamento é bom. Depois... 
Vou contar meus casos: a primeira vez que fui para o Canadá, abri a conta numa agência do Tucuruvi e os cartões não chegaram. Também não registrei senhas. Precisei ir no HSBC de Vancouver (West Georgia) que resolveu as coisas pra mim. Mas não foi fácil. Não tinha uma alma que falasse inglês na agência do Brasil, não atendiam ou respondiam chamadas, foi horrível. Não fosse a gentileza e o tratamento que recebi em Vancouver, não sei o que teria acontecido. Uma vez com a conta premier de lá, não tive mais problemas. Mas, ao voltar para o Brasil, encerrei ambas.

Acontece que eu quis voltar para o Canadá. Então, na segunda vez, fui na agência da Paulista (uma enorme) mas era horário de almoço e um gerente (que não era premier) cuidou de tudo pra mim e me assegurou de que não teria problemas. Outra vez os cartões não chegaram, eu ligava e o gerente estava sempre em visita, nenhum gerente premier me atendia, foi um inferno. Passaram-se 3 meses, chegou o dia da viagem e embarquei sem os cartões outra vez, mas agora com a promessa de que eles chegariam no meu endereço. Mas não chegaram. E continuaram não me atendendo na Paulista. Diziam que a minha conta não tinha um gerente designado. Pedi ajuda ao HSBC de Montreal, mas eles só me ofereceram o telefone para ligar. Diziam que eu é que tinha que resolver isso no Brasil. Registrei queixa, liguei 5 milhões de vezes e nada. Minha mãe teve de ir até a agência em SP pedir os cartões mais uma vez e ela só pode retirar porque tinha uma procuração. Ela enviou os cartões, mas eu não podia usar porque não tinha registrado a senha no Brasil(!). Solicitaram, então, que eu enviasse o cartão de volta!!! Juro, parecia um pesadelo. Fiquei 4 meses sem cartão, a sorte é que tinha levado dinheiro em espécie, por garantia. 

Quando voltei para o Brasil, transferi a conta da Paulista para Vinhedo, pois tinha uma amiga que trabalhava na agência daqui. Só que ela foi transferida pra Campinas e fiquei de novo na mão. E não foi transferência entre contas, simplesmente, porque mudou tudo: agência, conta, cartão etc. Tive de abrir uma outra conta, foi o maior rolo. E as meninas daqui ligando pra agência em Campinas porque não sabiam como fazer nada. Desta vez o cartão funcionou, mas aí pedi para tirarem a pessoa que dividia a conta comigo (que era titular, no caso) e o gerente a excluiu sem mudar a titularidade pra mim. O que aconteceu? Não consigo acessar dados que são visíveis apenas pelo titular, como a fatura do cartão, por exemplo. E pior: como ela não existe mais na conta, ninguém consegue acessar! Dá pra acreditar?!

Bom, esta é quarta vez que começo do zero... nova conta, nova titularidade, chegam os cartões. Acho que vai dar certo. Uma hora eles aprendem!


RESUMO DA OPERA:
No Brasil:
Ainda acho que os problemas são das agências daqui, mas se fizer tudo com calma, enquanto espera, vale a pena abrir uma conta no HSBC! Principalmente pela comodidade e segurança de fazer as transações via banco. De qualquer forma, faça com antecedência para que seus cartões cheguem a tempo e registre todas as suas senhas ainda no Brasil. No mais, investigue as possibilidades de alternar a titularidade para que você seja o titular principal, isso evita dor de cabeça com o cartão de crédito. 

No Canadá:
Dirija-se ao setor premier e agende um horário para abertura de sua conta*. Esta conta é gratuita (não cobra tarifas) e é direito seu. Fora que o seu cartão já terá um limite pré-aprovado. Peça o seu e cadastre-se no programa de milhas (ou de devolução de dinheiro!). Vale mais a pena usar o cartão deles e não ter de pagar a tarifa do Brasil. 

* Existe a possibilidade de abrir a sua conta premier no Canadá daqui do Brasil, mas na minha modesta opinião, prefiro conhecer o gerente e assinar tudo lá (é bem mais rápido) e garantido. Dá pra resolver isso rapidinho depois de chegar. Mas, claro, vai de cada um.

Nunca tive problemas com a conta do Canadá e era um jeito de controlar o orçamento: só transferia para a conta canadense a grana do mês, o resto ficava aplicado. *Uma coisa muito divertida é que o seu cartão de lá que vem com a função paypass, basta dar uma batidinha e ele cobra! (quando funcionava era muuuito legal! rs)*

É isso! Não se irritem, nem se exasperem se não concordarem comigo. Sei que o tema é polêmico, mas é só a minha opinião, já que não encontrei alternativa melhor. Se alguém tiver alguma dica, eu agradeço! (Ou se me enganei em algo, por favor me corrijam!)

E você, o que faz enquanto espera?


6 comentários:

  1. Olha que engraçado. Ontem eu pensei em postar o enquanto espero falando justamente sobre bancos. Mas aí não deu tempo e deixei pra semana que vem...
    Que azar seu com o HSBC hein Dea! Que zica! Eu abri conta lá tb, faz 1 ano, e até agora não tive problemas. Meu gerente parecia estar a par dos procedimentos necessários para a abertura de conta em outro país, mas como ainda não abri a c/c canadense só vou saber msm qdo isso acontecer.
    Uma diferença grande que eu senti entre o HSBC e os outros bancos onde já tive conta é que enqto nos outros havia chuva de ofertas de cartões de crédito, limite de ch especial, etc, no HSBC eu tive que mendigar por um cartão que ainda veio com um limite ridículo.
    Agora vou começar a pesquisar outros bancos canadenses pois acho que qdo chegar eu vou abrir conta em outro banco que ofereça melhores produtos/serviços. Pensei tb no Scotiabank mas ainda não tenho info suficiente pra saber se ele é o melhor pra mim.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura Ca? A gente fica meio em sintonia mesmo... eu também tinha separado a cartilha de alimentação do Quebec pra postar semana passada, aí acabou não dando tempo e Os Patos Migram em Bando postaram! ;)

      É um tema bem pessoal esse dos bancos, mas faltava uma opinião minha aqui no blog, já que já falei tanto disso nos comentários dos outros... apesar da zica, ainda acho que vale a pena abrir uma conta lá! E claro, depende muito do gerente que vc ficar. Tem muita gente bacana e bem informada entre as que só querem bater meta de abertura de conta.

      O resto dá pra escolher de lá, né?!

      Beijão

      Excluir
  2. Oi tudo bem?
    Na verdade este comentário não tem nada a ver com o post acima e sim com o trabalho geral deste blog, minha esposa através do facebook conheceu este blog e hoje numa das raras conversas que conseguimos ter por conta da vida atribulada de um publcitário perfeccionista mas não mais egocêntrico e uma mãe dedicadíssima que sabiamente dorme quando as crianças dormem, fui apresentado ao seu blog. Bom estamos em processo de imigração e principalmente por eu estar muito bem estabilizado aqui, as dúvidas são ainda maiores, fico pensando muito na educação de nossos filhos, violência e etc... Fiquei fascinado com a simplicidade a limpeza, honestidade tanto visual quanto de conteúdo, me fascinou o compromisso com o conteúdo, o
    esclarecimento de coisas simples que no fundo não temos a quem recorrer para um esclarecimento. E sem exageros achei vc uma espécie de Roberto Carlos na qual não sou fã nem é meu estilo, mas precisamos compreender porque ele é o rei, ele é o rei porque consegue falar do amor, por exemplo, da forma mais simples possível e boa parte da população entende. Fui criado por pais que quando tirava nota dez em uma prova não tinha feito nada além da minha obrigação e quando tirava nota ruim era expurgado, acho isso errado, crio meus filhos numa espécie de sistema do merecimento recompenso muito bem quando são legais e não estou falando de nada material e sim emocional. Por isso achei bacana perder meu tempo elogiando seu blog, merece.
    Desculpe pelo jeito meio Jack Kerouak de escrever, geralmente reviso muitas vezes e pontuo muito bem, mas minha cabeça estava meio "on the road", mas o conteúdo está aí. Continue escrevendo mesmo quando estiver atribulada de trabalho, é um serviço de utilidade pública. Sei o quanto é difícil gerar conteúdo tenho um projeto que está engatinhando ainda, se puder dê uma olhada www.esponjamusical.tumblr.com.
    Eu e minha esposa esperamos um dia te cruzar por aí, de preferência no Canadá.

    Parabéns. Um grande abraço.
    Alexandre e Adriana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre e Adriana,

      Puxa fiquei muito feliz com o comentário, acho muito gostoso quando leio algo fácil, que me parece simples, e a ideia do blog é justamente essa! Não me preocupei tanto com o design ou com a forma de escrever, queria apenas sentar e começar a colocar aqui tudo o que estava na minha cabeça!

      No começo, era só uma necessidade muito grande de desabafar (de vez em quando ainda o faço), mas com o tempo vi que era mais produtivo compartilhar informações do que ficar me queixando da espera do processo de imigração. Queria que meu blog trouxesse algo de positivo para quem viesse parar aqui. Hoje o frozenbird é meu hobby favorito e respostas emocionais como a sua só me motivam a continuar com ele! Obrigada por ter dedicado o seu tempo para me escrever!

      Entrei no site do seu projeto e achei muito bacana! Além de ser uma ótima ideia, está bem fácil e gostoso de navegar, e com a medida exata de texto (as pessoas, em geral, não curtem ler longos parágrafos como os meus quando navegam!). Adorei as dicas, vou mostrar para minhas amigas e meus sobrinhos (enquanto os filhos não chegam)!

      E sobre o Roberto, considero uma honra ter sido comparada com ele, acho importante colocar emoção em tudo o que a gente se compromete a fazer, e ele o faz como ninguém quando canta seus versos simples. É por isso, acredito, que faça tanto sucesso até hoje.
      Ele é o cara! (hahahha, não resisti!)

      Continuem aparecendo por aqui e se surgirem dúvidas quanto ao Canadá e eu puder ajudar, estou a disposição!

      Abração!

      Excluir
  3. Eu tenho uma conta lá no HSBC que um antigo emprego meu abriu pra mim... Nunca movimentei nada nesta conta, mas quando eu fui no banco pra procurar saber algo sobre poder sacar ou mexer nessa conta em outro país, o pessoal do banco me disse que a conta tá pronta pra poder movimentações. Não sei se isso vale para o Canadá, mas para os USA a atendente me disse que funciona.. Pelo menos tenho uma conta lá.. Vamos ver no que dá isso na prática...

    ResponderExcluir
  4. Oi Tiago!

    É isso mesmo, se tiver uma conta premier em qualquer País, você pode movimentar pelo globalview e abrir uma outra conta premier onde quiser. Com ela, você não vai pagar as tarifas de remessa de $ para o exterior! Verifique apenas se é "premier" e, se não for, peça um upgrade, porque as demais "modalidades" não oferecem esses benefícios.

    Nas feiras de estudos, por exemplo, o HSBC sempre oferece contas universitárias, sem explicar que essas contas não permitem as transações que o estudante vai necessitar no exterior. Acho muita sacanagem...

    Beijão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...