Páginas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Estudar e trabalhar no Canadá

Este post é pra você que quer estudar e trabalhar no Canadá. Vou falar de algumas opções que descobri, com muito custo, já que o pessoal das feiras parece querer apenas o cliente rápido, do curso tradicional de inglês.

Desde 2007, eu busco opções de estudo e trabalho nas feiras, mas é preciso ter em mente que o que a gente recebe pelo trabalho não chega a pagar o curso. Aliás, geralmente ele exige alguma noção de inglês e é apenas um preparatório para o trabalho...

Parênteses:
Já se você quiser estudar em uma faculdade, eu recomendo a feira Imagine, que vai acontecer em setembro em São Paulo, Recife e Brasília. Esta feira é mais legal do que aquelas no estilo "Estude no Exterior" porque ela é voltada somente para o Canadá. As feiras que reúnem universidades do mundo inteiro geralmente trazem apenas 2 ou 3 de lá... 
Pra quem tiver grana pra investir em um curso superior, vale lembrar que estão na lista bam-bam-bans como a BCIT e a University of British Columbia (UBC), de British Columbia; e a  McGill, a HEC Montreal, a Université de Montreal, a Université du Quebec à Montreal (UQAM), do Quebec (essas são as que eu conheço a reputação!). 
Quem quiser procurar uma escola de ensino médio, um college ou um curso de idiomas, pode conferir a lista aqui. A minha dica é: tente pedir descontos por ter ido à feira, às vezes pagam a sua matrícula, isentam taxas administrativas, concedem bolsas para brasileiros, etc. Acredito que devam ser autorizados a fazer algumas concessões mais bacanas que as canetinhas e brochuras (as quais, diga-se de passagem, eu adoro!).

Mas voltando ao assunto do post... 

Eu continuo indo a todas as feiras (já devo estar na décima!), é que desde que ganhei a bolsa pra estudar na Vancouver Film School, sempre dou uma chance ao destino e vou xeretar pra ver o que é que rola. =D

Pois bem, desta vez encontrei algumas opções de estudo e trabalho mais economicas realistas... só que o consulado resolveu negar o visto do meu noivo e acabei deixando a ideia de lado. De qualquer forma, as anotações estavam aqui e achei que poderiam ajudar alguém. Antes, porém, quero deixar claro que não conheço nenhuma delas, apenas repasso as informações que me passaram e compartilho minhas impressões. 


Oferece 2 programas em Vancouver:

Estudo de Inglês + Trabalho Remunerado no Canadá (Canadá 2 em 1)
Na 1ª parte deste programa o estudante só estuda e depois, só trabalha. Para participar deste programa o estudante precisa ter mais de 18 anos e não é exigido nível mínimo de inglês.

Opções de duração deste programa:

- 03 meses de estudo + 03 meses de trabalho remunerado.
- 04 meses de estudo + 04 meses de trabalho remunerado.
- 06 meses de estudo + 06 meses de trabalho remunerado.
- 08 meses de estudo + 08 meses de trabalho remunerado

O Curso: Na 1ª parte do programa, o estudante fará um curso de inglês geral de 22,5 horas semanais. É possível estudar inglês geral com matérias eletivas dentro do inglês ou fazer o curso de Inglês para Negócios e Preparatório para exames como o TOEFL, IELTS ou Cambridge. Para estes cursos mais específicos de inglês é preciso ter nível do idioma compatível.

O Trabalho: Na 2ª parte do programa, o estudante terá permissão para trabalhar legalmente. Este é um programa chamado “self placament”, ou seja, o estudante deve procurar seu próprio emprego. A escola oferece uma vez por mês um seminário que é obrigatório para o estudante participar. Neste seminário serão dadas dicas de como fazer um currículo e de como procurar um trabalho.

O trabalho não é garantido e fica por conta do estudante procurar.As posições de emprego são normalmente na área hoteleira em geral como alimentos e bebidas (bares e restaurantes) vendas, atendimento, cafés, supermercados, entretenimento... entre outros. A remuneração mínima costuma ser de CN$8,00 por hora e o estudante trabalhará de 25 a 40 horas por semana, dependendo do emprego.

Estudo de Inglês + Trabalho Remunerado no Canadá (Integrado)
Neste programa, que tem duração de 6 meses, o estudante estuda pela manhã e pode trabalhar no período da tarde.

O programa tem duração de 28 semanas e é dividido da seguinte forma:
- 4 semanas: Curso Intensivo de inglês de 30 horas semanais das 9am às 4pm.
- 20 semanas: Curso de inglês geral pela manhã de 15 horas semanais das 9am às 12pm + trabalho remunerado a tarde (máximo de 21 horas semanais de trabalho).
- Férias: O estudante pode tirar 4 semanas de férias para procurar trabalho. Isso pode ser tirado após o término de qualquer módulo de estudo. Cada módulo completo de estudo tem 4 semanas de duração.

O Trabalho: O estudante terá permissão para trabalhar legalmente até 21 horas semanais no período da tarde durante 20 semanas, após o horário das aulas. Este é um programa chamado “self placement”, ou seja, o estudante deve procurar seu próprio emprego.

A escola oferece uma vez por mês um seminário onde são dadas dicas de como fazer um currículo e de como procurar um trabalho. A remuneração mínima costuma ser de CN$8,75 por hora, dependendo do trabalho. Caso prefira, é possível pagar uma taxa extra para que a escola ajude na procura do trabalho. Isso pode ser inclusive decidido já em Vancouver.

Pré-Requisitos para este programa:
- Idade entre 19 a 45 anos.
- Nível de inglês pelo menos intermediário.

Preços:
Na época, os preços eram esses:
Canada integrado/ 6 meses estudo e trabalho = CAN$ 5 mil dólares. Considerando-se o valor máximo ganho com o trabalho = CAN$ 3840, o total investido seria: CAN$ 1160.

Canada 2 em 1/ 3 meses de estudo + 3 meses de trabalho= CAN$ 3184 dolares. Considerando-se o valor máximo ganho com o trabalho = CAN$ 1920, o total investido seria de CAN$ 1264. 


Contato Roda Mundo:
Tels/Fax: 55 11 3034 3260 / 55 11 3812 5948
contato@rodamundo.tur.br

------------------------------------------------------------------------------


Programa Work Experience IE Canada

Este programa tem duração de 3 a 12 meses. É realizado em Vancouver, Whistler ou Toronto. Pelo que entendi, é pela escola Tamwood. Metade do período do programa é dedicado ao estudo, podendo ser realizado antes ou intercalado com o período de trabalho. 

Requisitos:
- Idade: maiores de 19 anos;
- Inglês: intermediário;

Trabalho
O participante pode escolher procurar seu próprio trabalho (self placement) ou deixar que a escola organize seu estágio (placement). Os trabalhos são em estações de esqui, hotéis, restaurantes, lojas, cafés, bares, operadoras de turismo, etc. As colocações podem ser em Vancouver, Whistler, Banff, Jasper, Ilha de Vancouver e Ontário.

Os trabalhos são remunerados com salários entre 8 e 15 dólares canadenses (por hora). A carga horária varia de 30 a 40 horas semanais na alta temporada e de 20 a 25 horas semanais na baixa temporada. Há opções de colocação em diversas funções, sempre ligadas à área de serviço, tais como: housekeeping, chef, hostess, server, barman, ticket checker, information desk, ski lift attendant, spa & pool attendant,  ski/snowboard/mountain bike/golf equipment rentals, cashier, entre outras. (falando em inglês fica até chique)

Opções de programa:

Clássico - estudo (50%) e trabalho (50%)
- 6 meses - 24 semanas (12 + 12)
- 8 meses - 32 semanas (16 + 16)
- 12 meses - 48 semanas (24 + 24)

Integrado - estudo ao mesmo tempo do trabalho
- 3 meses (12 semanas)
- 4 meses (16 semanas)
- 5 meses (20 semanas)
- 6 meses (24 semanas)

Acomodação:
A maioria dos participantes escolhe ficar numa casa de família selecionada pela escola durante o período do curso (antes de começar o trabalho). Para os estudantes que trabalham nos resorts, muitos empregadores fornecem acomodação em staff houses.

Preços para um período de 6 meses, em que o aluno procura o emprego:
- Programa Clássico: CAD 3,360
- Programa Integrado:CAD 6,185

Extras:
- Taxa de consultoria da IE – US$ 195

Contato:
(11) 2614-7118


-------------------------------------------------------------------------


Em outros stands, foram super atenciosos na feira, mas não retornaram meus e-mails, exemplos:

Oferecia um curso na VanWest College, que permitia estágio.

As áreas eram: TI, Marketing ou Hotelaria, e os valores ficavam assim:

1 ano de estudos saía por CAN$ 7990, e o salário era de CAN$1000 a 1400.

Contatos:
(11) 5687-0607 e 5524-0506
info@dwbrazil.com.br


--------------------------------------------------------------------
                                           

Embora não tenham me respondido (snif), o site apresenta 2 programas:

Work & Study
O curso tem material didático totalmente voltado para negócios, dentro do ambiente cultural canadense, assuntos como: resolução de conflitos, trabalho em equipe, como lidar com críticas, adaptabilidade, flexibilidade, motivação, liderança, vocabulário específico do ramo de negócios e turismo, como se apresentar para uma entrevista de emprego, como fazer um currículo, entre muitos outros assuntos inerentes ao trabalho.

O Trabalho é realizado em hotéis e resorts localizados na província de British Columbia e Alberta (Rocky Mountains).

Duração
6 meses – Sendo 6 semanas de inglês voltado para negócios e 18 semanas de trabalho remunerado com aulas de inglês avançado no período da noite (9 horas semanais de estudo)
12 meses - Sendo 12 semanas de inglês voltado para negócios e 36 semanas de trabalho remunerado com aulas de inglês avançado no período da noite (9 horas semanais de estudo)

Pré requisitos
- Ter entre 18 e 32 anos
- Nível de inglês intermediário

Inglês ou Francês + estágio não remunerado
A BEX possui convênio com escolas que oferecem a opção de conjugar um curso de inglês voltado a comunicação empresarial com estágio não remunerado em diversas áreas. Para iniciar o programa, é necessário que o nível de inglês ou francês seja de intermediário elevado a avançado.

Exemplos de áreas:
- Marketing
- Contabilidade
- Turismo
- Hotelaria
- Mídia
- Relações Públicas
- Recursos Humanos
- Educação
- Impressão Gráfica
- Direito
- Tecnologia de Informação
- Jornalismo

A duração mínima do programa de Estágio não remunerado é de 8 semanas, sendo 4 de inglês ou francês + 4 de estágio. 

Como esta escola não me respondeu, não tenho o valor aproximado.

Contato:
(11) 3044-5040

------------------------------------------------------------------------------

Lembrando que o investimento descrito nos cursos acima é só com o curso, ou seja, não estão incluídas despesas como:
- Visto e despachante;
- Acomodação e refeições;
- Traslado para o empregador;
- Viagem para entrevistas com o empregador;
- Seguro de saúde, etc.

Claro que é possível escolher o curso regular de uma escola e se inscrever num trabalho voluntário, mas saiba que eles são super sérios por lá e é tudo regulamentado. E tem, também, o visto de Au pair, mas eu não conheço bem.




É isso! Espero que ajude quem pensa em ter uma experiência de trabalho por lá. Não é fácil, a gente tem de se virar do avesso, mas considero uma opção bastante válida pra quem quer conhecer o Canadá antes de começar o processo de imigração.

Au revoir!!

21 comentários:

  1. Adorei o post!!

    Parabéééns!!

    Eu vou na feira imagine Canadá aqui em SP!!

    Quero ir para o Canadá para estudar, essa feira vai poder me ajudar, a falar se é melhor eu ir para estudar inglês, college, eu to indeciso ainda, hahah!!

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai William, que bom! Pelo agora sei que não escrevi tudo isso a toa! rsrs

      Eu também pretendo ir a essa feira outra vez(não resisto!). Se precisar de ajuda, é só falar.

      Já escolheu o seu favicon?

      Beijão!

      Excluir
  2. Mto, mto obgdo pelo post! Com certeza ajudará não só a mim, mas a muitos que desejam ir para o Canadá. Obrigado mesmo, de coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bacana Augusto, fico feliz! Sei como enrolam a gente pra passar essas informações, então, agora, já dá pra ter uma ideia e chegar nas feiras ou agências com as dúvidas na ponta da língua! ;)
      Beijão

      Excluir
  3. Ola!

    Estou interessado em estudar no exterior e acredito que o Canada seja o pais mais aberto para ese tipo de concessao de bolsas.

    Quero muito uma carreira no ramo de CG e a VFS seria ótima.

    Como vc conseguiu a bolsa? Tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu fiquei sabendo da bolsa numa feira aqui de São Paulo, a VFS estava oferecendo pra comemorar um aniversário. Tem de ficar de olho nas datas comemorativas deles, sempre tem algum benefício. No meu caso, tive de responder questões dissertativas (em inglês) e apresentar um portifolio. Depois, fiz uma entrevista pelo skype.

      Já vi algumas vezes deles postarem um desafio no youtube, aí as pessoas respondem a uma pergunta com um vídeo e eles oferecem a bolsa para o designer que gostarem mais!

      Agora, sem ser a VFS, tem uns outros programas de bolsa oferecidos pelo governo canadense e a OAS (das Americas). Eu só não tentei porque depois tinha de voltar para o próprio País por 2 anos e eu quero ficar lá! rsrs

      Espero ter ajudado! Beijão!

      Excluir
  4. Brigadão pela resposta!

    Vou ficar atento pra mais promoções da VFS!

    Agora, vc falou sobre outras bolsas, essas de 2 anos, mas são de CG mesmo ou genéricas?

    Pq se forem de CG, já é uma ótima ajuda e mesmo depois tendo que voltar pro Brasil, só a experiencia de fazer contatos já basta. Nada me impedirá de voltar depois haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade...devia ter pensado nisso antes! ;)

      As bolsas são genéricas -do governo do Canadá e das Américas -mas acho que muitas servem pra qualquer curso! É questão de ir atrás pra ver!

      Esta área oferece muito emprego no Canadá e nos Estados Unidos, se você curte, vale a pena investir!

      Beijão!

      Excluir
    2. Beleza. Vou fuçar muito!

      Na sua opiniao, vale a pena estudar fora pra conseguir arrumar trabalho no exterior mesmo ou seria melhor estudar por aqui e depois ir mandando portfolios pra empresas de fora?

      Trabalhar lá fora é o meu sonho mas nao sei exatamente qual caminho seguir!

      Bjos

      Excluir
    3. Eu recomendo estudar fora porque a melhor forma de arrumar trabalho é pelo networking. Só precisa se informar se o curso escolhido permite, ao menos, um ano de visto de trabalho. Com ele, dá tempo de arrumar um emprego e, quem sabe, começar um processo de imigração! ;)

      Bjs!

      Excluir
  5. Olá, Dea, como vai? Estou programado para me aventurar pelo Canadá, junto com minha esposa, no segundo semestre de 2014. Nossos planos iniciais eram de, ambos, adquirirmos um intercâmbio de 12 meses de estudo em inglês, sendo o meu dividido entre seis meses de estudo e seis meses de trabalho. Depois disso, se conseguirmos nos adaptar, a ideia é trabalharmos para obter uma imigração permanente e ficar pelo país. Nossa avaliação inicial sempre pendeu para ficarmos em Toronto. Porém, nas últimas semanas, tenho tido uma grande inclinação por me matricular na VFS, no curso de Sound Design. Para quando está previsto o início das suas aulas? Tenho diversas dúvidas sobre como funcionar o rigor no processo de admissão, a carga horária diária e essa tal possibilidade de trabalhar no país, legalmente, por até três anos. Apesar de "devorar" tudo o que encontro sobre o Canadá (inclusive o seu blog), confesso que não encontro ninguém com quem trocar uma ideia sobre isso. Bem, parabéns pelo blog. Está no meu Top 3 de páginas sobre o tema. Até logo e boa sorte. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "azarado" (heheh)
      Desculpe a demora pra responder, estava no interiorzão, onde nem pega internet! ;)
      Acho que a ideia de vcs é excelente, conhecer o país e ter experiência de trabalho ajudam bastante na fase de adaptação. Só prestem atenção a alguns pontos na hora de fazer a escolha de vocês:

      - estudo e trabalho: o tempo permitido para o trabalho é limitado e pode não pagar o investimento do curso. O salário varia de província para província, mas pode ser bem baixo.

      - estudo na VFS: a escola é excelente, mas exige muita dedicação. Prepare-se para tirar um ano só para estudar. Não dá tempo de trabalhar. A vantagem é que durante este ano a sua esposa vai poder tirar um visto de trabalho e trabalhar durante a carga horária padrão.

      - estudo com trabalho: em algumas universidades com participação pública, se o curso tiver um número mínimo de horas, pode-se estudar e trabalhar após 6 meses de estudo.

      - imigração após 1 ano de estudo/trabalho: muita gente tem optado por esta categoria para conseguir imigrar, mas é importante checar os detalhes para ver se o tempo de faculdade/trabalho se encaixa nos requerimentos desta categoria.

      No mais, não tenho muitas informações sobre o curso de sound design (eu estudei digital design), mas tem a grade curricular no site e você pode conversar com um student advisor online. Se você morar em São Paulo, parece que eles abriram um escritório aqui em fevereiro. Entre em contato com pemidio@vfs.com.

      Acho que é isso! Um abraço, boa sorte e muito obrigada por acompanhar meu blog! ;)

      Excluir
  6. Oi, Dea, tudo bem?

    Bem, achei esse post fazendo umas pesquisas e acontece que eu sou doido pra estudar na Vancouver Film School, mas pelo que sempre vi os preços são beeem altos.

    Então o motivo do meu contato é pra saber como você conseguiu a bolsa, qual dos cursos você fez lá e se é realmente tão bom quanto parece ser.

    Ficarei muito feliz com sua resposta, vai me ajudar bastante!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos!

      Eu ADOREI a VFS! Nem sei como fui parar lá, mas aprendi MUITO sobre design! A escola funciona em ritmo de produção, então é bem puxada, mas você aprende desde tipografia à 3D.

      Eu já tinha alguma experiência em design gráfico e em edição de vídeo e resolvi concorrer à bolsa, em 2006. Era uma bolsa comemorativa, vira e mexe eles oferecem! Era preciso responder a algumas perguntas, mostrar o seu histórico escolar e enviar um portfolio.

      O bom de aprender de tudo, é que descobri uma nova paixão: o design interativo. :)

      Já faz bastante tempo que me formei (foi em 2008), mas alguns professores continuam por lá. É uma pena que o preço seja tão alto para estudantes estrangeiros, mas dá pra aproveitar todos os recursos que eles oferecem. Vc vai passar muuuuito tempo lá pra acabar os projetos (trust me!).

      Pra ver as aulas, projetos dos alunos e professores, acesse a página do curso. Tem tudo lá! ;)

      E se tiver uma pergunta específica, eu respondo!

      Bjs!

      Excluir
  7. Olá Dea! Adorei o post :)
    Que legal que você conseguiu a bolsa! Estou com muita vontade de conseguir uma. Você poderia me tirar umas dúvidas? :P

    É que a bolsa que você ganhou durou só 1 ano? Todas são assim ou são só as que são de graça mesmo?

    É verdade que precisa ter pelo menos 1 ano de uma graduação aqui no Brasil?

    Ao terminar o curso, você ganha um diploma?

    Que tipo de portfólio você teve que mandar? Trabalhos profissionais ou artísticos? Pode ser qualquer um, ou tem que ter experiência no mercado?

    São só essas mesmo hehehe parabéns pelo blog, muito fofo! Vou acompanhar pra entrar no clima heheheheh
    Bjs :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca,

      Puxa, desculpe-me, não sei como não vi seu comentário. A bolsa que eu ganhei era de um ano porque o curso levava um ano. Existem vários tipos de bolsa para o Canadá, a minha foi oferecida pela própria escola e, sim, recebi o diploma! hehe
      O portifólio que enviei foi de trabalhos recentes, mas isso também varia com a especificação da bolsa.
      Obrigada por acompanhar o blog! :)
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi, tudo bem! Adoro seu blog ! :) Estou indo para Montreal em agosto deste ano, meu marido vai fazer college de 2 anos e eu vou acompanhá-lo com visto de trabalho aberto. Tb estamos no processos de PR, aguardando notícias do BIQ.. isso ainda vai longe, somos de 09/2012, já nos pediram docs complementares em 09/2013 mas depois disso (respondemos em 10/2013) nenhuma notícia. Você sabe me dizer se conseguiríamos abrir conta em banco sem o CSQ ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá primocas!
      Acho que não vai tão longe assim, assim que fizerem a entrevista, o federal já vai estar quase sem fila. ;)
      Quanto ao banco, é possível sim. Vc pode abrir até daqui, tanto no HSBC (se conseguir se classificar como premier), quanto no canadense Desjardins.
      Beijocas!

      Excluir
  9. Olá! Adorei o post.
    Como você conseguiu bolsa para Vancouver Film School? Eu quero muito estudar lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita! Eu fui a uma feira e eles estavam comemorando 10 anos do curso com bolsa... vira e mexe eles fazem promoções no youtube tbm! Fica de olho! ;)
      beijos

      Excluir
  10. São algumas opções, mas ainda temos dúvidas. Conte mais como foi sua experiência. Estamos querendo ir pra lá no ano que vêm. Se puder entrar em contato!

    Olá Canadá - Viagem & Turismo!

    Abraços,
    Dan & Jo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...