Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2012

Bairros para morar em Montreal

Eu respondi a um post sobre bairros para morar em Montreal e como tinha bastante informação lá, achei que valia a pena colar aqui... claro que a escolha do bairro depende do estilo de cada um, mas vou colocar aqui as minhas impressões!

Entre os bairros mais comentados no fórum estavam Verdun e Plateau Mont-Royal, e por coincidência, eu já morei nos dois...


Recomendo o Plateau para quem não tem filhos, porque é perto de tudo e tem muitos bares, restaurantes etc. Lá me sentia sempre segura, já que tem gente na rua o tempo inteiro. É um pessoal descolado, artista, que curte o bairro. Já para quem vai com família, recomendo Verdun (mas precisa escolher bem a rua, lá varia muito a cada esquina). Verdun é mais barato, perto do mercado Atwater e do super C (q tem mto desconto), além de ter um bom sistema de transporte. E quem tem carro pode passear no shopping angrignon, que nao é longe, lá tem o walmart e a best buy! <3

Os outros bairros eu só visitei, seria bom ouvir de quem mora (ou morou) neles, mas vamos lá:

Adoraria conhecer Ile-de-soeurs, mas ouvi dizer que tem muito transito pra cruzar a ponte e que tem mta aranha... rs... (alguém sabe se é verdade?).

Fui conhecer Longueil e achei bacana, o problema de lá é que precisa mesmo ter carro, é tudo espaçado, não dá pra ficar passendo a pé. E o serviço da linha amarela, que abrange Longueil, é menos frequente.

É o mesmo que acontece com quem mora no norte, como em Laval. Lá as casas são maiores e não tão caras, mas ou se usa carro ou se adapta aos horários do trem! (que é ótimo por sinal, mas menos frequente).

Outremont é lindo, mas caro... :(

Cote-de-neiges tbm pode ser bem caro, varia muito, mas tem tudo lá. Muita coisa 24hs, inclusive  (que não se encontra em todo lugar!). O problema é que tem muito imóvel velho e não achei nenhum 3 1/2  lá por menos de 1300,00! (em 2011!)

Snowdow tem preços bons, mas dizem que tá ficando violento. Eu não curti muito lá. Fora que pela linha azul é mais difíci chegar ao centro (tem 2 trocas de metro!)

Rosemont é o bairro do momento, em custo-benefício, mas andei a pé por lá e não curti muito. Fiquei com um pouco de medo a noite. Se bem que isso é relativo, pois me sentia segura no Plateau e foi lá que furtaram a minha carteira.

É isso, esses são os bairros mais comentados, mas quem quiser saber de algum bairro específico, pergunta que eu respondo aqui!

Abraço!

9 comentários:

  1. Oi, só para complementar um pouco, em Laval além do trem tem 3 estações de metrô, com muitas opções de aluguel por perto. E todas tem estacionamento gratuito caso venha de mais longe de carro. Além que em todo lugar de Laval tem ônibus que te leva ao metrô.
    Em CDN se procurar acha 3 1/2 por menos de $800 aquecido, em imóvel de boa qualidade. Conheço muito brasileiro que mora ou já morou por lá.
    Abraços
    Alexandre http://jarrivequebec.blogspot.ca/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, que bacana a sua contribuição! Meus amigos que moravam em Laval gostavam muito de lá, o que eu senti é que não dá muito pra fazer coisas a pé, o sistema de ônibus é menos frequente. Também nao curti muito pagar mais pelo passe mensal (rs). Vc teria mais informações nesse sentido?

      Côte-de-neiges(CDN) é um bairro muito prático e aconchegante, adoraria saber onde estão esses aps que os brasileiros moram. Fui visitar uns 5 imóveis lá, na rua do oratório, na avenida da pharmaprix, na rua atrás do metrô, e sempre eram caros pelas condições que apresentavam. Vc sabe se tem uma região específica do bairro com preços melhores?

      Abração!
      Dea

      Excluir
  2. Olá, adorei o post, tem informações muito úteis!!
    Muito Bom mesmo!!

    Obg pela visita no blog, eu vou fazer o que você disse, vou fazer uma pós no Canadá, que as minhas chances de virar Residente Permanente aumento.

    Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi William, que bom que curtiu, mas é importante se atualizar quando tiver mais perto da sua ida, porque essas informações variam muito! Basta um bairro começar a ter muita procura, pra subir o aluguel... ;)

      Quem bom que pensa em estudar lá, eles incentivam muito a residência permanente de quem já tem a formação canadense. Boa sorte!

      E parabéns pelo blog! Sabe o que pensei, como vc estuda comércio exterior, por que vc não posta algumas dicas (a medida que for aprendendo) sobre formas de trabalhar com isso lá do Canadá? Tenho certeza de que ajudaria muita gente que poderia trabalhar com importação/exportação.

      Até mais!!!

      Excluir
  3. Oi gente,

    Recebi uma resposta lá no fórum de uma moradora da Ile-de-Soeurs, e como ela mora lá, vou reproduzir aqui:

    "Olá Dea,
    Morei em Ile-de-Soeurs e sempre achei essa historia de transito papo
    furado... a gente nunca sofreu com o transito indo para a ilha... e eh
    muito perto do centro. Quanto as aranhas... tem sim!! Hahah. Mas descobri
    um venenho que eu colocava nas janelas e portas, e elas nem passavam por
    perto. Eu tinha pavor. :)
    Beta."

    Se tiver mais novidades no tópico eu posto aqui nos comentários!

    Au revoir!

    ResponderExcluir
  4. E olha só, saiu um post exclusivo sobre Laval lá no fórum, olha o que diz um morador da região:

    "Muitos já me perguntaram "Por que morar em Laval?" Aqui vão 15 pontos fortes que eu achei:

    1) Custo de vida mais baixo que Montreal, inclusive pra compra de imóvel;
    2) é considerada a cidade com o melhor sistema de transporte público de todo o QC. Muitas das linhas de ônibus são 24hs, 3 estações de metrô (tem mais 2 planejadas) e várias de trem. Os especialistas já dizem que o sistema de transporte STL (Laval) dever ser copiado pela STM (Montreal). Agora em agosto/2012 começam as obras pra mais 5 estações (2 em Laval e 3 em Montreal) que vão ligar Laval à Montreal na estação Cote-Vertu e assim finalizar a linha Laranja do metrô;
    3) Laval é conhecida como a cidade da criança no Canadá. Isso é muito bom pra Lara (minha filha, com 3 anos). Tem muitas atrações para as crianças o ano todo;
    4) a cidade vai se estruturando conforme seu crescimento, e hj em dia está sobrando infra-estrutura;
    5) normalmente quem mora em Laval diz que não se muda mais de Laval;
    6) os imóveis são mais novos, que em Montreal. E onde é antigo a prefeitura já está trabalhando para revitalizar e incentivar a renovação dos imóveis;
    7) Laval é uma cidade super independente e tem vida própria, ou seja, não é preciso sair da cidade no dia a dia, a não ser quem trabalha em outra cidade;
    8) é fácil a travessia entre Laval e Montreal. São 7 opções de ponte para atravessar, sendo 1 com $1,80 de pedágio (Aut 25) até a ponte se pagar;
    9) algumas das pontes entre Laval e Montreal tem uma faixa exclusiva para taxi, ônibus e carro com mais de 1 pessoa;
    10) quando é medido as cidades com melhor qualidade de vida de todo o Canadá, Laval está sempre entre as 3 primeiras e há mais de 5 anos é a sempre a primeira de todo o QC (qdo se envolve todas as cidades e não só as grandes, pq senão Laval entra como Grande Montreal).
    11) quem compra casa nos bairros mais antigos de Laval tem direito ao reembolso das taxes foncières durante 5 anos (50% no ano 1; 50% no ano 2; 25% no ano 3; 25% no ano 4; e 15% no ano 5) para pode usar o dinheiro para renovação do imóvel;
    12) do centro de Laval até o centro de Montreal são só 11km;
    13) Laval é a terceira maior cidade do Quebec (1-Montreal; 2-Quebec) e a décima terceira maior de todo o Canadá com uma população de quase 402 mil habitantes. Cresceu 8,9% de 2006 à 2011. É uma cidade com problemas de cidade pequena, mas com estrutura de cidade grande (somente 3 mortes criminosas em 2011, sendo 2 por briga e 1 passional);
    14) Laval está estrategicamente situada entre Montreal e River-Nord, com acesso rápido e fácil para qualquer umas das 2 regiões;
    15) e não tem nenhuma ponte pronta pra cair.

    Abraço!!!
    Jorge Uvo"

    ResponderExcluir
  5. Ainda sobre Laval, há quem conteste:

    "Morava perto da Bois-Franc também, e posso dizer que minha vida era mais do teu lado da ponte do que em Montreal. Sempre ia pra Centropolis para restaurantes ou Carrefour e Centre Laval pra compras. Pra mim Laval sempre foi uma opção interessante para compra de imoveis...

    Mas, pra quem nao conhece, tu acabou de descrever o paraíso :)
    - Não se de onde vc tirou a info que Laval é uma das melhores pra se morar do Canadá. A lista mais aceita (MoneySense) tem laval em 41 (7a do quebec), e pelo que consultei agora pouco, é a mesma coisa nos ultimos anos: http://list.moneysense.ca/rankings/best-places-to-live/2012/Default.aspx?sp2=1&d1=a&sc1=0

    - Em relação a linha laranja, apesar de tudo, a verba provincial ainda nao foi aprovada pra continuação da linha laranja. A extensão da linha amarela (longueuil), por outro lado, foi aprovada no final do ano passado.

    - Laval (na melhor das hipoteses) está a 16km do centro de montreal (considerando a entrada da ponte até o tunel ville marie . O problema é que esses 16km incluem a temida autoroute decarie (a-15) que é o meu maior pesadelo.

    - Varias entre outras caracteristicas são as principais caracteristicas de qualquer cidade na periferia ("banlieu") de montreal, exceto a facilidade no transporte publico. (A rive sud tem o Quartier Dix-30, West Island e o leste (repentigny, etc.) tem outros milhoes de shoppings/serviços tb.

    Resumindo ... Laval sempre foi um dos meus lugares preferidos na regiao de Montreal (no meu top 3), mas as opções em todas as periferias oferecem excelentes opções para os que não gostam da agitação de cidade grande."

    É isso... qdo tiver mais comentários sobre bairros lá, eu atualizo aqui! ;)

    ResponderExcluir
  6. E segue o nome do venenino de aranha, pra quem pensa em morar em Ile-de-soeurs:

    "SpiderBan Spray" - http://www.homehardware.ca/en/rec/index.htm/Outdoor-Living/Yard-Maintenance/Inse\ct-Animal-Cntrls/Insect-Controls/Liquid/1L-Ready-To-Use-SpiderBan-Spider-Control\/_/N-ntlkyZ2pq5/R-I5046130

    Segue o depoimento:

    "Comprei no Canadian Tire em Verdun. :)
    > > É bem bom ele... minhas janelas estavam entupidas de aranha por causa do
    > > inverno, abri um pouco e pus o veneno... alguns dias depois, abri todas as
    > > janelas de vez e nao tinha nenhuma. Dai eh so lembrar de repor 1 vez por
    > > semana ou a cada 15 dias... nao lembro. Eu nunca tinha aranha dentro de
    > > casa depois disso. Quando eu via uma pequena dando bobeira, era sinal de
    > > passar novamente o veneno.
    > >
    > > Espero que ajude!
    > > Beta."

    Eu não recomendo o uso de venenos, pesticidas etc, só to repassando a informação para quem tem pavor de aranha, como eu :/

    ResponderExcluir
  7. Já morei em Montréal e acho a cidade incrível e isso porque não vive durante o verão por lá.

    Olá Canadá - Viagem & Turismo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...