Páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Entrevista: Guia para fazer seu dossier!

As entrevistas estão chegando e vocês já devem ter ouvido falar sobre o famoso dossier... este documento é importante porque é uma "chance controlada" de mostrar ao entrevistador que você conhece a Província e como planeja se estabelecer.

O dossier é um documento que pode ser feito até no word, impresso e encadernado. Pode ser também uma pastinha, em que você vai colocar as informações abaixo. O importante é que mostre:
1) que você nasceu para morar no Quebec! e
2) que você não afirmaria algo sério assim, se não soubesse muito bem o que está falando...


Quando eu fiz o meu, foi de grande ajuda ler o do Igor, que gentilmente postou o dele aqui. Eu pretendia postar tbm, já que fiz com muito carinho e me tomou muito tempo, mas meu passarinho acha que muita gente vai só copiar e colar, e isso não é legal... (até porquê, estudando pra fazer o dossier é que a gente se prepara de fato pra entrevista!). O que eu resolvi fazer, então, é postar um "guiazinho básico"!

Vou contar uma coisa pra vocês, a entrevista é bem tranquila, a gente chega e ele(a) já vai logo pedindo os documentos (que, claro, você levou numa pastinha, bem organizadinhos, um em cada plástico):
- certidões de nascimento/ casamento
- diplomas e históricos
- carteira de trabalho + cartas dos empregadores (conforme especificação)
- comprovação de testes de idiomas
- etc.
Como tudo isso toma tempo, eu pensei que ele nem fosse ver o meu dossier! Mas aí lembrei dos posts que li, em que as pessoas falavam que os advogados de imigração sempre recomendam mostrar esse documento (que não é obrigatório, diga-se de passagem!), mas que causa uma excelente impressão... Respirei fundo, busquei uma brecha e mostrei! Pra ajudar, fiz tudo em francês, corrigidinho pela professora, pra não dar a mancada de cometer um erro muito esdrúCHulo (hahah... que palavra feia, esdrúxulo!).

Então vamos a ele...

Guia para o dossier:

(Comecei de forma geral e fui especificando)

1- Capa bem bonita, de preferência com referência ao Quebec (rsrs).

2- Le Canada (dados gerais, história)

3- La Province Du Québec (dados gerais, história, atualidade)

4- Pourquoi Le Québec? (eu coloquei 5 razões, em tópicos, e expliquei porque cada uma delas era importante pra mim). *detalhe: depois ele me perguntou de novo, acho que pra ver se eu sabia o que tava lá (rs) e é bom saber, porque eu praticamente ditei a resposta que ele escreveu no computador(!)

5- Pourquoi ___? (Montreal, no meu caso)
Mesma coisa, mais 5 razões divididas em tópicos bem explicadinhos. *detalhe: ele perguntou se eu conhecia outras cidades, eu disse que sim, mas me deu branco na hora! Falei de Quebec e de Ottawa/Gatineau (hehe)... queria ter falado Mont Tremblant! Mas tem que conhecer mesmo, porque ele pergunta o que você fez lá e do que gostou!

6 - Plan de la Vie (esse eu achei bem difícil de fazer, a verdade é que eu não sei de nada ainda, mas coloquei o que eu gostaria que acontecesse)
Eu dividi como uma linha do tempo (1 mes, 2 mes, 3 mes, 4 ao 12 mes, 2 ano, 3 ano). Aqui entram desde as primeiras "demarches" até os planos a longo prazo. *tive muita dúvida se deveria colocar o desejo de engravidar ou não. Por um lado, o Quebec quer famílias, crianças que cresçam lá; por outro, ter um filho nos primeiros anos pode atrapalhar quando você está recomeçando a sua carreira profissional. Eu não sei ainda quando quero ter filhos, mas coloquei no 3 ano. Aí vai de cada um.

7- Recherche d'offre d'emploi (os planos estão lá, mas e aí, o que vc fará efetivamente pra isso acontecer?)
Esta parte é super importante e é legal vc ter planos A, B e C. Foi muito útil ter isso no dossier, porque eu praticamente ditei quando ele me perguntou. No meu caso ficou assim:

- plano A: designer de multimedia (minha área de formação no Canadá)= 3 ofertas de emprego com exigências que eu poderia cumprir.

- plano B: assistant radio/télé/cinema (minha área de formação no Brasil) = 3 ofertas de emprego, em cargo iniciante. :/

- plano C: services touristiques/aéroport (esta deve ser uma área que vc tope trabalhar, que tenha o seu perfil e que não seja tão difícil conseguir um emprego). Ia colocar algo ligado à biblioteca ou lojas de livros, papelaria. Mas achei que falar português e espanhol talvez me ajudasse em algum serviço turístico = aqui só achei uma oferta de emprego. *detalhe: no caso das lojas, o anúncio é feito na própria vitrine mesmo, por isso fica mais difícil, eles não gastam muito com classificados.

8 - Recherche de voisinage (mesmo que não tenha ido para a cidade em questão, hj tem tudo na internet! Dá pra escolher 2 ou 3 vizinhanças e se informar sobre elas. Tem muita coisa nos blogs também! Até aqui)

 Eu coloquei:
- plano A: Verdun (gostei muito de morar lá, é um bairro tranquilo, razoavelmente perto do centro e com aluguéis mais em conta). Coloquei algumas fotos que tinha do bairro e 3 ofertas de aluguel com um valor razoável.


- plano B: Plateau/ Laurier (o Plateau foi o segundo lugar que morei, bem diferente de Verdun, mais central, então dava pra fazer tudo a pé ou de bike (nem precisava de ônibus). O problema é que tem que penar muito pra achar um preço bom por lá, então coloquei Laurier que é pertinho e um pouco mais em conta (tbm coloquei fotos minhas no bairro e 3 ofertas de aluguel)



9- Le Budget (agora é a hora!). Esta parte é importante porque dá pra ver se você está familiarizado(a) com os gastos que terá por lá e como pretende se manter. Como eu fiz no ano passado, acho que pode ter mudado um pouco, mas vamos lá:

Eu fiz uma tabelinha para os 2 primeiros anos, vou colocar aqui a do segundo. O que mudou em relação ao primeiro é que, no outro, não coloquei renda nos 3 primeiros meses, o plano de celular não tinha internet (era o básico, por $38,00!) e o gasto com lazer era só de $100 (cineminha, que ninguém é de ferro). Depois, aumentei um pouco. Precisa sobrar para a Poutine!

se clicar, aumenta! rs
*detalhe: gastos para uma pessoa apenas (fiz o processo sozinha)! Acabei de ver que não tem os gastos com saúde! Dentista, médico, pra quê?! O Cabeleireiro tá lá... :O


10- Le budget et la stratégie professionnelle (O orçamento pode vir acompanhado de uma estratégia, que explica melhor no que você vai investir e porquê. Custos como um curso de atualização, equipamentos de trabalho, internet rápida etc., podem ser fundamentados aqui!)

obs para família com filhos, talvez seja bom pesquisar dicas de escolas tbm! ;)

Pronto! Seu dossier está completinho! hehehe

ATUALIZAÇÃO: Estava lendo o blog do Oui Quebec e me lembrei de algo bem importante, os advogados não aconselham que falemos sobre planos para estudar no Quebec. Este programa é para atrair profissionais qualificados, ou seja, que entrem direto no mercado de trabalho. Se você disser que quer se atualizar, está praticamente dizendo que não está pronto pra chegar e trabalhar na sua área, já pensou nisso? ;)

 Ficou com alguma dúvida? Pergunta nos comentários abaixo, que eu respondo!

Au revoir!!!

12 comentários:

  1. Legal! Organização sempre ajuda nesta hora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade e deixa a gente um pouquinho mais tranquilo... é como ter feito a lição de casa!

      Excluir
  2. Que legal teu guiazinho Dea! Quem está pra fazer entrevista sempre fica meio perdido mesmo (ou inseguro) e quanto mais informação melhor!
    No meu caso eu não fiz pastinha não. Fiz as pesquisas, mas tudo de um jeito bem prático, direto e resumido. Acho que me falta um pouco de paciência/capricho! hahaha
    Mas o que conta é que deu certo! Agora só falta a parte mais importante dar certo: esse bendito federal!

    Força pra nós! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Camila! Acho que ajuda quem tá nessa fase, né?! Se bem que essas entrevistas demoraram tanto, que eles já devem saber tudo isso de cor!!! rsrs
      E a gente continua na luta! ;)

      Beijão!

      Excluir
  3. menina vc não sabe, estava pensando nisso outro dia!!!! Mas eu provavelmente não vou ter a entrevista (pq eles querem acabar com rs no 'novo processo') dai eu fiquei sem saber o que colocar pra provar que sei. Tem isso no site?

    de qualquer forma vai pro pinterest! hahahha

    bjos Ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi exclamacaozinha, não entendi direito a pergunta (rs). O que colocar sobre o Quebec, é isso?

      Vc sabe que tem gente que mandava esse dossier quando dava entrada no processo? Os "advogados" diziam que isso fazia receber o CSQ em casa. Eu não mandei o meu, achei que não podia... não sei se hj em dia pode... mas é uma boa preparação!

      Obrigadinha por colocar no Pinterest! ;)

      Excluir
    2. blogar no trabalho! não concentra pra escrever dai faz uma frase sem muito sentido hahahaha!

      eu perguntei se tem no site o que tem que mandar no dossiê ^^ pq como eles querem tirar a entrevista eu tenho que fazer um dossiê descente! Eu tenho que mostrar que sei do assunto!

      Ela

      Excluir
    3. Não esquenta, não... é perguntando que a gente se entende! ;)

      Então, essa história do dossier é meio "offsite", foi conversando com o pessoal que tava imigrando com ajuda de "advogados de imigração" que acabei descobrindo.

      Nada é obrigatório, mas se você conseguir mostrar que já conhece bem a realidade que vem pela frente, é mais fácil deles te aceitarem. Vale tudo, eu coloquei fotos em estações variadas e fiz questão de colocar uma desenterrando o carro em pleno invernão, pra ele ver que eu encaro a parada(!). Todo quebecois que conheci, qdo me perguntava pq sair do Brasil pra ir pra lá, dava uma risadinha irônica e queria saber se eu já tinha sobrevivido a algum inverno por lá! Eu achei uma bobagem, fiquei morrendo de medo até ele chegar, mas acabei curtindo muito (tem um monte de coisa pra fazer na neve!!!).

      No mais, eles recomendam o que está aí em cima mesmo, ainda que de uma forma mais enxuta. Acho fundamental pra mostrar que você conhece a cidade que quer morar e sabe muito bem o porquê. Ah! E que tem espaço pra sua profissão por lá (juntando algumas ofertas de emprego).

      Lembre-se de que eles querem profissionais pra aquecer o mercado de trabalho. O curso de fotografia ou mestrado em artes plásticas não vale muito a pena mencionar... (rsrs)

      Ajudei?

      Excluir
  4. Oi Dea! Ajudou bastante esse guia e essas explicações, mtooo obrigada mesmooo e se Deus quiser nos encontraremos por Quebec algum dia. rsrsrs. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Se Deus quiser e o consulado permitir... ;)

      Beijão!

      Excluir
  5. Dea, que legal esse post com tantas dicas boas! Estou me descabelando para começar esse dossiê, a documentação está ok, tudo bonitinho numa pastinha, mas essa parte das pesquisas está me dando a maior insegurança. Mesmo tendo dois dossiês (das minhas cunhadas que já imigraram), eu não consegui começar ainda...Mas, o tempo tá correndo, o final do ano já chegou e preciso começar. Vou me nortear através das suas dicas também!!! Obrigada pela ajuda!!
    Patty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty! Pois é... levei tanto tempo pra fazer o meu, que achei judiação deixá-lo jogado aqui nos meus arquivos do Canadá! Como eu sei que bastante gente tem entrevista pela frente, pode ser útil! E se acrescentar alguma coisa às informações que vc tem, já foi válido... ;)

      Na feira Imagine, conversamos com o pessoal do escritório de Quebec e eles reforçaram o quanto é importante mostrar que você conhece a cidade em que quer morar e que tem planoS de trabalho. Afinal, se o plano A não rolar, é importante mostrar disposição pra recomeçar do zero!

      Beijão!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...