Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Malas, maletas e maletices

Quem aí está organizando as malas? Resolvi fazer um apanhado geral de informações aqui, para quem quiser se orientar.

Pra começar, se você pretende viajar para o Canadá na classe econômica, como eu, você tem direito a despachar duas bagagens de 32 kg cada.

E só um verdadeiro milagre para fazer 32 anos de vida caberem em 32 quilos de bagagem... é só começar a separar as coisas pra ver. Isso se agrava em uma viagem para um país que é muito quente no verão e muito gelado no inverno. Pois bem, milagre eu não sei fazer, mas algumas dicas do pessoal que passou pela experiência são muito válidas:

- A possibilidade de usar caixas de papelão como malas. 



PRÓS: Elas são muito mais leves e o peso  pode ser melhor aproveitado.

CONTRAS: Elas precisam ser bem embaladas para não ceder e se o seu vôo fizer escala nos EUA, pode ser que eles queiram desembalar tudo. Já li casos de gente que pagou pra colocar plastic bag no aeroporto e eles rasgaram. :(

OPINIÃO DE QUEM FEZ: Esse casal embalou com papel contact e aprovou a experiência. Existem caixas que têm as dobras reforçadas.

IMPORTANTE: A soma das medidas da caixa não podem ultrapassar 158 cm, em qualquer proporção. Por exemplo, a caixa pode ter 60 cm de comprimento + 58 cm de largura + 40 cm de profundidade.

MALETICE: Ficar carregando as caixa pelo aeroporto. :/


- Utilizar embalagem a vácuo:




PRÓS: Essas embalagens chegam a diminuir em até 3x o espaço ocupado pelas roupas e ajudam a conservá-las (evitam mofo etc). Além disso, podem ser reaproveitadas e são muito úteis nos reduzidos armários canadenses... =D

CONTRAS: Elas não são baratas. Se for comprar muitas (no caso de um casal por exemplo), talvez valha a pena considerar pagar por uma mala extra. Outra opção é fazer você mesmo, tem tutorial no youtube!

OPINIÃO DE QUEM FEZ: Li várias opiniões e a marca mais indicada foi a vac bag, da ordene. Ela pode ser comprada em vários lugares, o preço não varia muito. As minhas comprei no Leroy Merlin.
Como não sabia qual era a mais indicada, comprei uma de cada tamanho:

- jumbo (110 x 100cm): só vale a pena se quiser levar acolchoado, manta, etc... é muito grande!

- com cabide (120 x 70cm) : os cabides ocupam muito espaço, Só consegui pendurar 4 casacos de frio desses fininhos, impermeáveis. Acho que vale a pena dobrar antes de embalar e colocar na embalagem mais em conta.

- grande (90 x 55cm): não há necessidade da extra grande, a grande é do tamanho da mala e dá pra colocar várias peças empilhadas que elas ficam bem murchinhas.

- média (65 x 45cm): vale para a mala de bordo pois é bem pequena. Tem uma outra opção "enrolável" (não necessita de aspirador), mas estava em falta.

IMPORTANTE: Elas diminuem o espaço, mas o peso continua o mesmo. Não dá pra se empolgar muito! Alguns materiais não devem ser embalados a vácuo, como a seda, pois o sistema pode quebrar as fibras. É bom pesquisar!

MALETICE: Ficar bombeando o saquinho. Prefira as embalagens que utilizam o aspirador.


- Fotografias, mp3 e recordações - HD Externo


PRÓS: Atualmente é a melhor forma de levar suas músicas e fotografias (sejam digitais ou escaneadas). Aliás, dá pra tirar foto de tudo: cartinhas, desenhos dos sobrinho, recordações...

CONTRAS: Dá um aperto no coração comprar um hd aqui sabendo que vai ser tão baratinho lá na Best Buy!

OPINIÃO DE QUEM FEZ: É uma solução excelente quando precisamos viajar com pouco peso. Dá pra deixar os álbuns originais (ou recordações) com alguém e pedir que levem a cada visita. 

IMPORTANTE: Os preços variam quanto a capacidade de armazenamento e a velocidade de transmissão dos dados. Se tiver muita coisa (como vídeos e arquivos pesados), vale a pena comprar de 1Tb pelo custo-benefício. Se o seu computador tiver firewire (verifique se é a normal ou a mini), USB 3.0  ou thunderbolt, dê preferência para um hd com essas saídas - elas transmitem e recebem arquivos mais rápido que a USB 2.0 (a mais comum). 

MALETICE: Tomar muito cuidado pra não derrubar e fazer back-up com regularidade pra não perder os arquivos!


Por enquanto é isso...alguém mais tem dicas?  Alguma solução para sapatos, botas, livros e discos de vinil? ;)

Bisous!



17 comentários:

  1. Dea, eu comprei esses sacos a vacuo por uns 2 dolares na dollarama. Faltou imaginação pra não trazer mais uns 2 de reserva.
    Ah, minha solução para conseguir trazer tudo: fique mais de 3 anos sem comprar nadica de nada e aí vc não vai ter muitas roupas, sapatos, bolsas e afins pra empacotar. Eu to assim: não vejo a hora de jogar o meu armário todo fora, ou melhor, deixar as minhas roupas surradas aqui! O complicado vai ser chegar lá sem poder $ e ter que providenciar um guarda-roupa novo! Acho que vou me inscrever naquele programa What not to wear! hahaha
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Ca! Bem que eu queria jogar meu armário todo fora e recomeçar do zero, mas agora tbm não vai dar. What not to wear é uma boa saída!!! =D

      Quem me dera ter uma coleção inteira da Lole!

      Excelente a dica da dollarama, não sabia que era tão barato por lá! Encontrei no ebay por 3 dólares, mas não entregam aqui. Tem uma empresa chinesa, mas leva 50 dias pra chegar! :(

      Beijoca!

      Excluir
  2. Essas dicas são muito boas!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Déa, tudo bom?!
    Já comprei 200 mil sacos a vácuo e tô empacotando tudo com calma, dando aquela limpa no guarda roupa... Coragem! hahaha
    As caixas reforçadas eu já achei na Kalunga e plástico bolha também, tô mandando os links caso você queira..
    http://www.kalunga.com.br/prod/caixa-papelao-transporte-mudanca-reforcada-c58xl38xa61-rigesa/145081?menuID=30
    http://www.kalunga.com.br/prod/bobina-plastico-bolha-n10-reforcada-%28130cmx50m%29-mil-bolhas/044743?menuID=30
    Sabe o que eu ainda não sei e talvez você possa me ajudar?! Eu vi que caixas não podem ultrapassar as medidas lineares e o peso, claro. Será que dá pra eu grudar duas caixas uma na outra, embalar e transformar ela em só uma? Assim no fim nós podemos levar 4 caixas em vez de só 2, além das malas..
    Será que dá?
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai menina 200 mil sacos e ainda é pouco, né?! Já voltei na loja 2x pra comprar mais... pra ajudar eu tenho mania de organização e fico inventando critérios pra separar as roupas nos saquinhos, ou seja, terapia intensiva para aliviar a tensão... haha. Amei essa ideia de embalar a vácuo!

      Obrigada pelos links! Eu já tenho a caixa e um rolo de plástico bolha, mas vai ser bem útil pra quem passar por aqui e não souber onde comprar!!! Sobre a sua pergunta, vc pode sim embalar 2 caixas juntas, desde que elas respeitem as dimensões exigidas pela tam. Se as suas caixas forem essas da kalunga, não dá porque vão ultrapassar os 158 cm. Pelo que entendi, é preciso somar as 3 medidas (altura, largura e profundidade) e a do link já dá 157 cm (58+38+61)!

      Acho que é isso!
      Bisous!

      Excluir
  4. Ameeei o post! Eu estava cogitando a possibilidade da caixa de papelão, mas acabo de desistir. Não havia parado para pensar no quão chato vai ser carregar caixas de um lado para o outro! Além do mais, TALVEZ façamos escala nos EUA e eu não quero ter nenhuma possibilidade de algum chateamento com eles. ;)

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lídia!
      Pois é, tudo depende do vôo e do aeroporto. Já teve vôo que eu pegava a mala numa salinha, passava na imigração do lado e depois já colocava na esteirinha. Tranquilo. Mas teve vôo que tive que atravessar um aeroporto imenso com 3 malas (2 grandes + a de bordo) e não tinha carrinho nem ninguém pra ajudar! Tentei amarrar uma na outra mas ficava virando toda hora! Deu vontade de chorar de raiva (do trajeto ser mal planejado, da falta de solicitude alheia e de mim mesma, por levar tanta coisa!), mas depois de uma certa altura desencanei e comecei a rir da situação. Parecia comédia do Mr. Bean! ;)
      Quando tiver a passagem, dá pra ter uma ideia pelo tamanho do aeroporto...
      Beijinho!

      Excluir
  5. obaaa dica sobre mala!!
    olha sinceramente eu nao sei se curti a ideia de caixa de papelao nao.... deve ser um porre de carregar! Mas dos saquinho a vacuo foi uma ideia boa que a Lidia me deu ainda outro dia =)
    e eu ja uso um HD externo e é uma boa (mas eu morro de medo de perder ele ou mesmo que de algum defeito! D: )

    Agora se vc puder dar dica sobre que roupas levar é uma boa. tenho pensado nisso e quero dicas!!! =D

    bjsss
    Ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi exclamaçãozinha!

      A caixa de papelão é uma medida desesperada mesmo, mas dá pra ganhar uns bons quilinhos! Quanto às roupas, é bem difícil de escolher o que levar porque as estações variam muito. Vou fazer um post só sobre isso, tá?! (se não o comentário vai ficar enorme, pra variar!)

      Beijinhos!

      Excluir
    2. Opa toda dica é bem vinda!! Eu já sei que casaco de inverno se compra lá, mas eu queria saber se da pra aproveitar meu casaco de Gramado - RS pq pelo menos 0ºC ele aguenta. Fora isso eu não sei quantas roupas de verão levar pq por mais que falem do calor de lá e eu me esforce pra acreditar (cara sou do Rio! O_o) não acho que deve durar meses de calor infernal como aqui.

      Altas duvidas! Não sei como fazer a mala D=

      vou ficar esperando seu post =D
      bjsss
      Ela

      Excluir
    3. Oi moça! Leva o seu casaco sim! Dá pra usar durante uma boa parte do ano. Só no inverno é que o bicho pega mesmo. Em janeiro e fevereiro você provavelmente vai precisar de um casaco gringo (rs).

      Vou fazer o post da mala agora!

      Beijoca!

      Excluir
  6. Obrigado pelas dicas!
    O HD fui obrigado a comprar. 500 gB Meu Note novinho deu pau(vai ter post sobre isso)
    Mas nem pensar em caixas! Mulher vai achar que sou jegue e vai botar eu para carregar tudo e, sem rodinhas. Já passei por isso na Polonea hrummmmm!
    O bom mesmo é estar preparando-se para viagem e encontrar duas malonas lindas na caçamba do lixo sorrindo para a gente!
    Eu tive essa sorte graças ao fato de morar num bairro onde as pessoas não tem consciência social nem noção de valor:Perdizes!
    Eu passei a acreditar numa teoria psicanalítica que diz: Tudo o que você procura está lá, não o viu é porque não procurou direito ou não carecia" O lixo é meu amigo. Westmont meu amor, você terá um desocupado toda semana em suas ruas! rsrsrsr
    Temos seus malas e quatros bolsas enormes. Vai o Ceará inteiro.
    EUA só pouso nesse país se a avião cair. Mas nem pensar de comprar passagem mais baratas para ter que lidar com o tratamento da imigração. Olhem minha cabeça minha gente: Tenho orgulho danado dela!Acham que vão me deixar em paz com minha cabeça? Não, vão me chamar de colombiano e dar bofete!Air Canada, vem cá meu amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio! Então vc vai ter uma concorrente em westmont... hahhaha... quando eu morei em Vancouver, o pessoal jogava tanta coisa na salinha do lixo que deu até pra mobiliar o apartamento... =D
      Pegamos cadeira novinha da Ikea, computador, cama, mesa, cadeira, notebook (deixaram um post it dizendo era novo mas que às vezes não ligava! Meu noivo pegou e arrumou!) e teve até uma coleção da National Geographic impecável, que eu quase chorei de deixar lá quando voltei para o Brasil!
      Mas vc tem razão, 6 malas é bastante mesmo, acho que sem rodinhas não ia rolar... ainda bem que vc vai de Air Canada, assim elas vão direto! hehe
      Beijão!

      Excluir
    2. Leão bom, quando apanha, bota o rabo entre as pernas, dá uma balançadinha e parte para outra. rsrsrs
      Dea, essa semana fiz as comparações dos preços das passagens. Eita, Air Canada, nem a pau. Vou de jegue, pelo jeito.
      Nossa senhora, mil dolares de diferença por pessoas?????
      Já fui atrás dos vistos do Tio Sam. O problema é que vi muita gente reclamado das malas, roubos, perdas e etc.
      A AA é famosa em perder malas e estourar bagagens.
      De qualquer maneira, Air Canada parece que só quando eu ganhar em dólar.
      Muito caro!

      Excluir
  7. Não tenho dúvidas q usar as embalagens à vácuo nos ajudou mto na mudança. E nem são tão caras assim, viu... Comprei as grandes da BacBag por R$8, mas sim... tem marcas mais caras. Essa solução Tabajara dos videos no youtube não rolam... tentamos e desistimos. O problema é mesmo q o volume reduz mas o peso é o mesmo, então cuidado com o excesso. Recomendo mto usar esses sacos e resusá-los aqui é praticamente obrigação. E sim, na Dollarama tem vários com precinhos ainda mais baixos! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vc achou por R$8,00??? Esse é o melhor preço que já vi por aqui, ótima dica!!! Não encontrei nada por esse preço, a da Ordene é o dobro!

      Vc viu o vídeo do youtube? Parece fácil, né?! Eu me sinto uma retardada quando tento fazer esses DIY... os caras têm uma prática, tudo parece fácil. A mesma coisa acontece com esses programas de chefs de cozinha... uma enganação... os caras fazem mágica e a gente acha que vai ser mamão com açúcar! =D

      Como eu me conheço, já comprei logo o saquinho pronto...

      Abração!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...