Páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Moradia em Montreal I - A busca

O consulado brasileiro em Montral preparou um guia para quem pretende morar lá. É uma compilação de várias dicas, divididas por assunto. Então eu resolvi postar essas informações aqui, com comentários baseados na minha experiência pessoal...

O primeiro item é Moradia. 

Vou começar do começo. Ao procurar anúncios, você vai ler: 2 1/2, 3 1/2 etc. Os números inteiros são os ambientes e o 1/2 é o banheiro. Assim, um 4 e 1/2 geralmente consiste em 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. Em aptos em que a sala e a cozinha são conjugadas (sem parede), contam os 2 como uma peça só. O que eu acho bizarro dessa marcação é o caso de uma casa com 2 banheiros, como fica? 1/2 + 1/2 = 1! Nunca entendi isso muito bem! Será que todas as casas só tem 1 banheiro? Ou banheiro é 1/2 não importa quantos sejam? rsrs *banheiro é 1/2 não importa quantos sejam! Valeu Sandro!*

O guia começa dizendo que se pode alugar ou comprar um imóvel procurando uma corretora, vendo os classificados dos jornais ou mesmo passando pelas ruas e anotando o telefone. E que, em geral, os edifícios dispõem de serviço próprio de aluguel.

Meu caso: a primeira vez que fui, fechei o curso com homestay e morei com uma senhora muito simpática em Verdun. O apartamento era bem simples, mas tinha ponto de ônibus bem na porta (o que ajudou muito no inverno!). A minha relação com a moradora era ótima e se eu quisesse jantar com ela, avisava e pagava por isso. Adorei a experiência e a família dela, mas era muito caro para o que era. Acho que eu pagava o aluguel do imóvel inteiro ($650). E a internet inclusa não dava pra nada (eu tinha de pagar mais pra poder baixar mais dados!). E o pior: não tinha lavanderia dentro da casa, só a 10 quadras de lá (o que foi um problemão no inverno!). Quem optar pela homestay, deve checar bem o que está realmente incluso. Tive amigas que deram sorte, mães que lavavam e até passavam a roupa para elas, e outras que deram azar, dormindo em casas com bedbugs e chegando cheias de alergia na aula. *importante: se não pedir pra trocar de homestay nas duas primeiras semanas, vai pagar multa se quiser trocar depois. Eu não troquei pela senhorinha e acabei ficando 6 meses por lá. 

No Natal, porém, uma amiga me convidou pra ficar com ela no apartamento do primo, que ia viajar. Com isso, iria economizar um mês de aluguel e dava pra encontrar meu namorado em Vancouver no ano-novo! Conversei com ela, expliquei a situação e disse que voltaria em janeiro. Até paguei pra deixar uma mala lá. Pareceu que ela entendeu numa boa, mas aí eu disse que ainda gostaria de passar o dia 24/12 com ela, como o combinado. Foi então que vi que toda a gentileza era apenas parte do negócio e não "amizade". Ela literalmente me disse que se eu não iria pagar o mês de dezembro, também não poderia passar o Natal com eles (mesmo pagando pela minha despesa!). Foi um choque pra mim! Uma senhora de 65 anos, sabendo que eu tava lá sozinha, num momento difícil, nem se importou! E era Natal gente! Será que sou ingênua demais?! *importante: o povo em Quebec é muito gentil, mas pra serem amigos de verdade, demoram um pouquinho mais do que aqui. 




Em janeiro, ela me tratou como se nada tivesse acontecido, e eu também, mas já comecei a buscar um lugar pra morar. A minha estratégia era a de andar pelas ruas que gostava, ver os anúncios que ficam pendurados pra fora, ligar e agendar uma visita. Tava olhando com calma, perdi boas oportunidades, mas confesso que fiquei com medinho de morar com desconhecidos. Ia visitar o apto e ficava reparando mesmo era na pessoa, pra ver se era muito estranha, festeira, mente-aberta demais, metódica demais, psicopata etc etc etc. Não rolou!

Porém, como eu voltaria para o Brasil para dar entrada no processo, precisava encontrar um apto pra quando retornasse, em julho. A vantagem é que este é o período "oficial" de mudança e muitos alugueis se renovam dia 01/07. Fiquei uns 20 dias feito louca, vendo todos os aptos do craigslist e do kijiji que se encaixavam no meu perfil (iria dividir com meus dois sobrinhos de 22 anos) e visitando um por um. Gente, foi muito difícil! Ninguém queria alugar pra 3 "jovens"(Rá! Sou jovem ainda!). Eu dizia que os dois irmãos eram comportados, muito estudiosos, mas ninguém aceitava. Desculpas mil porque se eu desconfiasse que era preconceito por ser brasileira, poderia dar problema pra eles. 

Além disso, muitos prédios dos quais eu gostava (e sabia que havia apartamento pra alugar), não tinham porteiros. O jeito era encontrar os anúncios na internet! Só na última semana consegui encontrar o meu imóvel! Correria total... assinei o contrato no último dia! Ainda assim, porque tinha referências (o aluguel de Vancouver e a senhorinha de Verdun) e fundos pra adiantar o aluguel (não é recomendado adiantar mais do que 3 meses - o primeiro, o último e o depósito de segurança- mas era minha última chance). Deu certo, já tínhamos onde ficar. Ufa!



2 comentários:

  1. Ei moça! Isso veio a calhar. Estavam me falando que seria melhor dividir apto do que ficar em casa de família. Mas eu prefiro. Eu pedi pra ficar em casa de familia mesmo com medo de não arrumar nada por la etc. vamos ver no que vai dar....

    Ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu sugiro é pagar um mês só de homestay. Se vc gostar, vai pagando mensalmente. Se encontrar pessoas pra dividir o ap, não está presa com o contrato e economiza a grana... ;)

      Beijinho!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...